Entenda o saque extraordinário do FGTS 2022

O que é

Trata-se da liberação, neste ano, de até R$ 1 mil do total depositado em suas contas de FGTS, seja de contratos de trabalho extintos ou em vigor.

Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, por exemplo.

Como saber se você tem direito

– Pelo app FGTS: baixe o app, instale, cadastre-se e clique em “Saque extraordinário FGTS”. Você pode conferir o valor disponível e quais contas foram liberadas, além da data prevista para o pagamento.

– Nas agências da Caixa. É necessário ter em mãos um documento de identificação com foto.

– Clientes da Caixa também podem consultar pelo Internet Banking ou pelo app do banco.

Qual é o calendário de pagamentos?

A liberação dos valores teve início em 20 de abril, para nascidos em janeiro, e sua última etapa foi em 15 de junho, para nascidos em dezembro. Mas o dinheiro permanecerá disponível até 15/12/2022.

Acompanhe as informações de interesse da sua categoria profissional, receba nossos informativos!
Você pode cancelar o recebimento quando quiser.

    Como usar o dinheiro liberado?

    O valor será creditado em Conta Poupança Social Digital de titularidade do trabalhador. Essa conta é aberta automaticamente, sem necessidade de solicitação do trabalhador.

    Após o crédito, será possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo CAIXA Tem.

    O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. O cliente também pode realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

    E se eu não quiser utilizar o dinheiro?

    Basta não fazer nada. Se a Poupança Social Digital do trabalhador não for movimentada até 15 de dezembro de 2022, os recursos retornarão à conta do FGTS devidamente corrigidos.