O Sinbraf/RS

HISTÓRIA

O Sinbraf/RS foi fundado em 25 de outubro de 2003, em Assembleia Geral realizada em Porto Alegre.

O Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria de Relações do Trabalho, reconheceu nosso sindicato em 1º de junho de 2006, processo nº 46000.003212/2003-09. A Caixa Econômica Federal expediu o Código Sindical com o nº 020.176.97316-2, e o Ministério da Fazenda nos registrou no Cadastro da Pessoa Jurídica com o nº 08.140.145/0001-08.

O Ministério do Trabalho e Emprego, quando deste reconhecimento, agiu com razão e dentro dos preceitos legais, pois os empregados em instituições beneficentes, religiosas, assistenciais e filantrópicas do Rio Grande do Sul estavam sem a devida representação sindical.

No nosso milênio, seremos o exemplo de defesa da cidadania. Buscaremos fortalecer este campo crescente do Terceiro Setor que representa os diversos segmentos sociais. Nossa força se espelhará na união demonstrada pela nossa categoria. Somos defensores incansáveis dos trabalhadores que representamos, por um país justo, onde a Nação assuma seu papel fundamental de erradicar as práticas odiosas da exploração do homem pelo homem.

Um sindicato não deve mais se restringir às lutas trabalhistas, mas se envolver na luta pela cidadania plena do trabalhador, na luta pelo direito de ter direitos: à educação, ao transporte, à saúde, à moradia, à informação e a tudo que permita ao trabalhador melhorias efetivas de qualidade de vida. Estaremos engajados em movimentos sociais e políticos, atuando no sentido de organizar a nossa categoria para que tenha maior capacidade de mobilização, reivindicação e força política junto aos governos. Devemos, principalmente, assumir o papel de despertar a solidariedade entre as pessoas e a noção de responsabilidade para com a sociedade.

PAPEL DO SINDICATO

Lutar pelos direitos trabalhistas e de cidadania de nossos representados e família, com negociação de salários mais dignos, formalizando, através de convenções ou acordos coletivos com os empregadores, a melhoria das condições de trabalho e a ampliação dos benefícios ao trabalhador extensivos aos seus dependentes legais.

Oferecer nossos serviços dentro dos mais elevados padrões de qualidade, visando à plena satisfação dos nossos associados e da categoria, antecipando e superando expectativas.

Promover o equilíbrio das relações de trabalho entre patrões e empregados, intermediar conflitos e dar assistência nas homologações das rescisões de contrato de trabalho.

CARTA SINDICAL

Nossa Carta Sindical foi expedida em 14 de maio de 2007 pelo então Secretário de Relações do Trabalho, Ilmo. Sr. Luiz Antônio de Medeiros.

A Carta ou Registro Sindical é o ato de concessão, pelo Poder Público, da personalidade jurídica sindical para as entidades que cumprem as formalidades exigidas pela lei, tornando pública a sua existência e habilitando-as para a prática de atos sindicais, tais como a representação da categoria e a negociação coletiva.

A competência do Ministério do Trabalho e Emprego para o registro de entidades sindicais é decorrência da manutenção, pela Constituição da República de 1988, do sistema da unicidade sindical, segundo o qual só pode existir uma entidade representando um determinado grupo profissional ou econômico na mesma base territorial.

A Carta de 1988 vetou ao Poder Público a intervenção e a interferência na organização sindical, mas ressalvou o registro no órgão competente. A determinação da manutenção dessa competência pelo MTE foi declarada pelo Superior Tribunal de Justiça, por meio do Mandado de Segurança nº 29/DF e pelo Supremo Tribunal Federal, que entendeu competir a este Ministério “zelar pela observância do princípio da unicidade sindical em atuação conjunta com os terceiros interessados” (AGRRE 207910/SP – DJ 26/6/98). Assim, cabe ao MTE, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho, informar as normas e procedimentos relativos ao registro de entidades sindicais, de modo a facilitar o acesso dos cidadãos às regras pertinentes ao processo de constituição e organização de entidades sindicais e às informações sobre o andamento dos processos relativos ao registro sindical em trâmite no Ministério do Trabalho e Emprego.

DIRETORIA

Altamir Ramires

Presidente

Roseni Siqueira Kohlmann

Vice-Presidenta

Tânia Maria Morais Machado

Secretária Adjunta

Anselmo Oliveira de Souza

Secretário de Finanças

Sheila Niemaia Vidal

Diretora de Mobilização Social

Claudete Soares da Silva

Diretora de Formação Cultural e Sindical

Valdir Roque Gonçalves Padilha

Diretor de Patrimônio

Luiz Antonio Rosson

Conselho Fiscal

Dartamir Moraes Santanna

Conselho Fiscal

Ana Alice da Silva

Conselho Fiscal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Sinbraf-RS informa que as homologações que devem passar pelo sindicato podem continuar sendo enviadas para o e-mail como habitual. Porém, devido às  dificuldades relacionadas a energia elétrica e internet no Rio Grande do Sul no momento, o pagamento deve ser realizado normalmente para os......

  • Regulamentado pela Lei 10.097/2000, o Programa de Trabalho Jovem Aprendiz foi criado para proporcionar a jovens estudantes a primeira experiência profissional e o aprendizado de uma profissão, por meio de matrícula em cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem. A contratação de jovens aprendizes é obrigatória......

  • Falar sobre criança é falar sobre o presente e o futuro. Elas representam a a esperança de que anos melhores venham pela frente e são, também, a geração que será afetada pelos atos dos adultos da atualidade. Por isso, hoje, no Dia da Criança, refletimos......

  • Este mês é marcado por uma das campanhas mais marcantes no calendário brasileiro: o Outubro Rosa. Criada em 1990, a campanha tem objetivo de divulgar informações sobre o assunto e reforçar as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer......