04 fev Câncer: quanto mais prevenção, menos riscos
Hoje, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer. A data foi criada para aumentar a conscientização e a educação sobre a doença, que é a primeira ou segunda causa de morte antes dos 70 anos na maioria dos países. Leia, compartilhe, aprenda, oriente e, se necessário, reveja seu comportamento preventivo.
Alguns dados
O câncer é um grupo de mais de 100 doenças que consiste no aumento desordenado de células de tecidos ou órgãos. Em 2020, foram aproximadamente 19 milhões de casos da doença em todo o mundo.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. O tumor maligno mais incidente no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Prevenção e cura
A maioria dos casos da doença podem ser evitados com comportamento preventivo e detecção precoce. A perspectiva de cura está diretamente ligada à fase em que ele é descoberto. Quanto antes, maior a chance de se interromper o processo cancerígeno.
Por isso, as duas principais atitudes que devemos ter são: evitar fatores e comportamentos que provocam câncer; e adotar uma rotina de exames preventivos.
O que evitar
Obesidade, sedentarismo, tabagismo, alimentação não balanceada e consumo de bebidas alcoólicas. Outros fatores relevantes:
– Infecção por alguns tipos de vírus como hepatite B e C, herpesvírus tipo II, papilomavírus humano e HIV.
– Exposição por muitos anos a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho.
– Excesso de exposição ao sol.
– Consumo excessivo de carne processada.
– Excesso de bebidas quentes, que podem causar câncer no esôfago.
Principais exames periódicos recomendados
– Papanicolau, para prevenir o câncer de colo de útero. Deve ser feito anualmente por mulheres acima dos 25 anos.
– Mamografia, para prevenir o câncer de mama. Anualmente, a partir dos 40 anos.
– Exame de toque retal, para detectar câncer da próstata. Anualmente, para homens a partir dos 45 anos (se tiver casos na família) ou 50 anos.
Lei dá direito a faltar trabalho para realização de exames
Muitos trabalhadores não sabem, mas a CLT prevê a concessão de até três dias de liberação do trabalho por ano para que sejam feitos exames preventivos de câncer. Não é necessário apresentar sintomas para se ter direito ao abono das faltas, já que trata-se de prevenção, não tratamento. Para saber mais, clique aqui.
Conte com o Sinbraf/RS
As conquistas do seu sindicato podem te ajudar a cuidar da saúde e evitar as consequências da doença. Para todos os empregados, temos orientações sobre nutrição e atividades físicas e a cobertura para doenças graves do Seguro de Vida em Grupo. E associados do sindicato têm descontos e condições especiais em consultas, exames e procedimentos e podem incluir dependentes. Cuide-se, não deixe para depois! Estaremos sempre ao seu lado.