07 set A independência que queremos
Hoje comemoramos 200 anos da Independência do Brasil. Nesse período o país elegeu governantes, urbanizou-se, desenvolveu-se, criou leis, gerou riquezas, teve a população multiplicada, firmou-se como nação relevante no cenário mundial. Mas como esta nação tem cuidado de seus cidadãos trabalhadores?
A resposta é: não muito bem. Nos últimos anos, assistimos a perdas na proteção dos direitos dos trabalhadores, com as reformas trabalhista e da Previdência. Vimos a inflação corroer o poder de compra, o desemprego trazer endividamento e dor para as famílias. Vimos o fim dos ganhos reais no salário mínimo. Vimos a fome atingindo mais de 33 milhões de brasileiros.
Pensar independência significa pensar em cada cidadão, que precisa ter direitos garantidos para viver dignamente. Por isso, não dá para comemorar o Sete de Setembro sem pensar em tudo que nos falta para alcançar a independência plena, real.
Quando afinal tivermos um país que protege seus trabalhadores, ficará mais fácil sentir orgulho pela pátria que construímos. O Sinbraf/RS, como integrante do movimento sindical, tem buscado fazer sua parte para garantir a você, empregado e empregada da categoria, a perspectiva de um futuro melhor, com a independência que merecemos.